quarta-feira, julho 05, 2006

Fernando Maurício, um pouco da sua história



Data de Nascimento: 21-11-1933
Local de Nascimento: Mouraria, Lisboa
Data de Falecimento: 15-07-2003
País de Origem: Portugal

Natural do Bairro da Mouraria, em Lisboa, o fadista Fernando Maurício nasceu no dia 21 de Novembro de 1933, e é hoje considerado por muitos conhecedores da especialidade como o maior fadista da sua geração, apesar do seu descuido perante a necessidade de uma carreira discografica. Revelando, desde cedo, os seus dotes para o mundo do espectáculo, foi com apenas treze anos que se sagrou em terceiro lugar no concurso "João Maria dos Anjos". Nessa altura, obteve uma autorização a título excepcional da Inspecção de Espectáculos, e pôde assim dar início à sua actividade musical a nível profissional.
Cantou regularmente durante um período de três anos, no Café Latino, bem como n'Os Marialvas e no Vera Cruz, no entanto quando contava dezassete anos resolveu interromper a actividade, que só retomou em 1954, no Café Luso.
Fernando Maurício participou nos primeiros programas da RTP experimental, bem como no terceiro a ser transmitido e, em 1969, foi distinguido com o Prémio da Imprensa. Em Maio de 2001, no Coliseu, foi agraciado pelo Presidente da República, com a Comenda da Ordem de Mérito.
Faleceu a 15 de Julho de 2003 no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, vítima de uma trombose.

in cotonete.clix.pt